Golden Joker

Biden enfrenta primeiro teste de campanha no Michigan, estado com maior população de árabes-americanos; primárias serão nesta terça

  
LIVE      

Golden Joker

Biden enfrenta primeiro teste de campanha no Michigan, estado com maior população de árabes-americanos; primárias serão nesta terça

Protesto contra Biden na cidade de Warren, no estado de Michigan, em fevereiro de 2024 — Foto: Rebecca Cook/Reuters

Um grupo democrata trabalha incansavelmente junto aos eleitores árabes e muçulmanos de Michigan para enviar ao presidente uma mensagem de protesto contra o apoio do governo a Israel na guerra de Gaza. A campanha “Listen to Michigan” (“Ouça Michigan”) incentiva os eleitores a cravarem a opção “descompromissado” na cédula democrata: significa que votam no partido, sem apoiar qualquer candidato.

As primárias democratas (assim como as republicanas) acontecem nesta terça-feira (27) em Michigan.

Coordenado pela irmã da congressista Rachida Tlaib, a única de origem palestina na Câmara dos Representantes dos EUA, o movimento está longe de ameaçar a vitória de Biden nas primárias de Michigan, mas representa o desafio mais expressivo a ele até agora nesta campanha.

O voto descompromissado mostrará o peso das vozes dissidentes dentro do partido, que o pressionam para mudar o rumo da política americana em relação ao Oriente Médio. O grupo opera pela rede telefônica para atingir a maior comunidade árabe-americana do país, que representa 54% da população instalada no , a sudoeste de Detroit.

O apoio de Biden às políticas do premiê israelense Benjamin Netanyahu desencadeou raiva e ressentimento entre os residentes muçulmanos no país. Na semana passada, os EUA exerceram pela terceira vez o poder de sobre o cessar-fogo em Gaza.

As desavenças com Netanyahu e as preocupações expressadas por Biden e pelo secretário Antony Blinken em relação à tragédia humanitária no território palestino são consideradas insuficientes pelo movimento. O governo americano vem reiterando seus vínculos com o aliado no Oriente Médio e condiciona o fim dos combates à libertação dos reféns em poder do Hamas.

Em Michigan, o ex-presidente Trump lidera por dois pontos (46% a 44%) em uma provável disputa com Biden em novembro, de acordo com a pesquisa mais recente do site “The Hill” com o Emerson College Polling. Em relação às primárias democratas desta terça-feira, a enquete revelou que 75% apoiam o presidente americano e 9% planejam assinalar a opção “sem compromisso” nas prévias.

A alternativa é prevista pela lei eleitoral do estado, que exige a disposição dessa opção na cédula das primárias de ambos os partidos. Estes votos são relatados durante a apuração. A campanha de Biden tenta evitar que o índice de descontentes democratas ultrapasse a ordem dos dois dígitos e lhe crie mais problemas.

O objetivo do “Listen to Michigan” não é ir contra o presidente em novembro, mas sinalizar já a necessidade de mudança de rumo do governo em relação à condução da guerra.

Para a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, a insatisfação pelo voto pode ajudar Trump a ser eleito.

"É importante não perder de vista o fato de que qualquer voto que não seja dado a Biden apoia um segundo mandato de Trump, que seria devastador. Este homem proibiu a entrada de muçulmanos em nosso país", advertiu a governadora e também vice-coordenadora da campanha do presidente.

Paolla se emociona ao falar de seu carnaval: 'Mais do que eu esperava'

Paolla Oliveira se emociona ao falar de seu carnaval: ‘Mais do que eu esperava’

No deste domingo (18), a atriz mostrou na Marquês de Sapucaí. Em entrevista à repórter Tábata Poline, a rainha de bateria da Grande Rio se emocionou ao falar do seu carnaval.

Tábata Poline: “Quando a gente pensa em uma mulher se transformando em onça na Sapucaí, isso também manda um recado para outras mulheres”.

“Nem fala que eu fico com vontade de chorar. Eu não tenho conseguido falar, porque é muito mais do que eu esperava, não consigo... Para mim era só uma diversão, mas tudo que eu falo vem do que eu já passei, de sofrimento, de pessoas próximas, é muito verdadeiro e acho que todo mundo entendeu. Se transforme no bicho que vocês quiserem nessa vida, travem as batalhas que vocês precisarem, para ser a onça de vocês, linda e reluzente na avenida da vida”, disse Paolla.

Veja a reportagem completa abaixo:

Paolla Oliveira enrolada em fios e inspiração em brinquedo: os segredos por trás dos truques das campeãs do carnaval do Rio

Ouça os podcasts do Fantástico

O podcast está disponível no , , , , , e trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

O podcast está disponível no , no , no , no , no , no , na ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o na sua plataforma preferida.

O podcast está disponível no , no , no , no , no , no , na ou no seu aplicativo favorito.

Rainha de bateria da Mocidade conta que distribuiu 400 calcinhas e 200 sutiãs na Sapucaí para as mulheres 'ficarem sensuais'
Golden Joker Mapa do site

1234