Golden Joker

Moraes nega novo pedido de Bolsonaro e data de depoimento é mantida

  
LIVE      

Golden Joker

Moraes nega novo pedido de Bolsonaro e data de depoimento é mantida

Moraes nega novo pedido de Bolsonaro e data de depoimento é mantida

O ministro , do Supremo Tribunal Federal (), negou um novo pedido do ex-presidente (PL) para adiar seu depoimento para a Polícia Federal (PF), mantendo a data para quinta-feira (22).

Bolsonaro vai depor à PF na investigação que apura tramas golpistas envolvendo membros do governo e militares.Outros investigados da operação, incluindo dois ex-assessores do ex-presidente, também foram intimados a prestar depoimento no mesmo dia.

Em sua decisão, Moraes disse que a defesa já teve "acesso integral à todas as diligências e provas reunidas aos autos" e que "não há motivos para qualquer adiamento do depoimento marcado pela Polícia Federal para o dia 22 de fevereiro próximo".

Na segunda-feira (19), , mas . O ministro afirmou que a equipe jurídica do ex-presidente já teve acesso integral ao material das investigações.

Os advogados do ex-presidente afirmaram que ele tem "total interesse em cooperar plenamente com a investigação e provar sua inocência". Mas que, neste momento, buscam preservar o direito à ampla defesa.

A defesa do ex-presidente argumentou que a decisão que autorizou a operação sobre o tema há duas semanas "contém excertos de supostas conversas presentes nos celulares apreendidos ao longo de todo este procedimento investigatório, mídias as quais a defesa não teve acesso até hoje".

Bolsonaro transferiu R$ 800 mil para os EUA, onde aguardaria golpe de Estado, diz PF

A investigação

A operação Tempus Veritatis foi deflagrada em dia 8 de fevereiro e teve como alvos, além do ex-presidente Jair Bolsonaro, e invalidar as eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Desdobramento de inquéritos que tramitam no STF — o principal deles sendo o das milícias digitais —, a operação trabalha com a hipótese de que os alvos se dividiam em seis núcleos que agiam de forma simultânea e coordenada com objetivo de dar um golpe de Estado e impedir a posse do presidente Lula.

Parte da investigação envolve a realização de uma reunião ministerial em 15 de julho de 2022. Nela, Bolsonaro diz a ministros que eles não poderiam esperar o resultado da eleição para agir. Os advogados do presidente afirmam, no entanto, que ex-presidente nunca pensou em golpe.

Outros depoimentos

, além de Bolsonaro. Em Brasília, serão estes:

General Augusto HelenoAnderson Gustavo TorresMarcelo Costa CâmaraMário FernandesTércio ArnaldoAlmir GarnierValdemar Costa NetoPaulo Sérgio NogueiraCleverson Ney MagalhãesWalter Souza Braga Netto

Dezenas de trabalhadores morreram de exaustão durante as eleições na Indonésia

Cerca de 4.500 pessoas adoeceram devido ao cansaço acumulado após terem sido voluntárias durante as eleições de 14 de fevereiro.

Hasim Asiari especificou que os dados foram obtidos entre 14 e 18 de fevereiro e confirmou as mortes durante uma conferência de imprensa em Jacarta. O responsável anunciou que o Governo oferecerá indemnizações às famílias de alguns trabalhadores que morreram, assim que forem verificados os documentos necessários.

Dezenas de pessoas morreram apesar de o Governo já ter determinado um limite de idade para os voluntários, que também devem ser submetidos a exames médicos. Cerca de 500 pessoas morreram durante as eleições de 2019, segundo informações recolhidas pelo portal de notícias Detik News.

Quase cinco milhões de voluntários trabalharam na semana passada em cerca de 800 mil centros de votação em todo o país. Mais de 200 milhões de cidadãos recensearam-se para ir às urnas e eleger o próximo Presidente e Vice-Presidente da Indonésia, assim como para o Parlamento e das assembleias locais.

O processo de votação na Indonésia exige uma jornada de trabalho de 24 horas para distribuir, contar e registar centenas de cédulas de votos.

O ministro da Defesa indonésio, Prabowo Subianto, continua a ser o principal favorito à vitória para a Presidência, de acordo com as mais recentes sondagens, embora os resultados oficiais só devam ser publicados em 20 de março.

SpaceX é acusada de demitir funcionários que criticaram Musk
Golden Joker Mapa do site

1234