Golden Joker

Manuel Cargaleiro doa sete obras à Câmara do Seixal

  
LIVE      

Golden Joker

Manuel Cargaleiro doa sete obras à Câmara do Seixal

De acordo com a Câmara Municipal, em comunicado, o termo de doação foi assinado entre o artista e o município do Seixal e as sete obras têm um valor global de cerca de 500 mil euros.

“É uma honra para o município do Seixal receber esta doação e responsabilizar-se pela guarda, segurança e conservação destas obras de arte, comprometendo-se com a sua incorporação no acervo municipal de arte”, disse o presidente da câmara municipal, Paulo Silva, citado no mesmo documento.

A Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, projeto arquitetónico da autoria do arquiteto Siza Vieira, encontra-se instalada na Quinta da Fidalga, e tem por objetivo promover a arte contemporânea, em particular a obra de Manuel Cargaleiro, assim como as coleções da Fundação Manuel Cargaleiro, através da realização de exposições temporárias, do desenvolvimento de atividades educativas no âmbito da sua programação e da promoção de parcerias com organismos congéneres.

Segundo a autarquia, com a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, o mestre regressou ao Seixal e, em particular, à Quinta da Fidalga, local de onde guarda memórias e vivências da sua infância e juventude, quando residiu na Margem Sul em virtude de o pai ter sido administrador da Cooperativa Agrícola de Almada e Seixal.

Manuel Cargaleiro nasceu a 16 de março de 1927 em Chão das Servas, no concelho de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco.

Em 1949, ingressou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e participou na Primeira Exposição Anual de Cerâmica, no Palácio Foz, em Lisboa, onde realizou a sua primeira exposição individual de cerâmica, no ano de 1952.

O ano de 1954 foi marcante na carreira artística de Manuel Cargaleiro: recebeu o Prémio Nacional de Cerâmica Sebastião de Almeida, iniciou funções de professor de Cerâmica na Escola de Artes Decorativas António Arroio e apresentou as suas primeiras pinturas a óleo no Primeiro Salão de Arte Abstrata.

Nas décadas de 1960 e 1970, Manuel Cargaleiro participou em inúmeras exposições individuais e coletivas e durante este período afirmou-se não apenas como um conceituado ceramista, mas também como desenhador e pintor.

Ex-primeiro ministro tailândes Thaksin Shinawatra deixou o hospital onde estava detido

Segundo a agência France Presse, o multimilionário, com um colar cervical, dentro de um carro, ao lado da filha, deixou o hospital localizado no centro de Banguecoque.

Na terça-feira, o Governo tailandês tinha indicado que Thaksin Shinawatra, de 74 anos, ia ser libertado antes do final da pena devido ao estado de saúde.

Inicialmente condenado a oito anos de prisão por corrupção e abuso de poder, o multimilionário beneficiou, em setembro, de um perdão real que reduziu a pena de prisão para um ano.

Thaksin Shinawatra passou seis meses detido, a maior parte dos quais num hospital da polícia em Banguecoque, onde foi submetido a pelo menos duas operações, de acordo com a família.

Thaksin Shinawatra é uma figura central na vida política da Tailândia, país que liderou de 2001 a 2006, até ao golpe de Estado militar.

Condenado numa série de processos que considerou terem sido motivados por razões políticas, esteve exilado no estrangeiro durante 15 anos, até ao regresso em agosto passado.

Do estrangeiro, o líder, acusado de populismo pelos opositores, continuou a exercer influência através da família e do partido, agora chamado Pheu Thai, que recuperou o poder em agosto passado.

Thaksin Shinawatra também está a ser acusado de lesa-majestade por comentários que fez em 2015, mas a justiça tailandesa ainda não decidiu que medidas tomar em relação a este caso.

Homem de 26 anos morre baleado com cerca de 10 tiros durante tiroteio em Santo André, na Grande SP; veja vídeo
Golden Joker Mapa do site

1234