Golden Joker

Miss Universo Trans denuncia youtuber americano IShowSpeed por transfobia no Carnaval do RJ

  
LIVE      

Golden Joker

Miss Universo Trans denuncia youtuber americano IShowSpeed por transfobia no Carnaval do RJ

Modelo denuncia youtuber por transfobia no Carnaval do RJ

A modelo brasileira Luanna Isabelly, , denunciou um youtuber americano por transfobia. O episódio ocorreu na segunda-feira (12), durante o desfile das escolas de samba do , no sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Em uma live transmitida na internet, Darren Jason Watkins Jr., conhecido como IShowSpeed, abordou Luanna e perguntou a idade dela. Natural de , na Região Metropolitana de Porto Alegre, Luanna respondeu que tem 28 anos.

LEIA TAMBÉM:

Luanna Isabelly, de 28 anos, venceu o Miss Universo Trans, concurso realizado em Nova Déli, na Índia — Foto: Reprodução/Redes sociais

O youtuber repetiu a idade dela engrossando a voz várias vezes durante o vídeo. Darren também falou:

"This might be an impostor among us ['talvez exista um impostor entre nós', em inglês]."

Naquele momento a Luana não percebeu que o youtuber estava zombando da sua identidade de gênero, mas o vídeo começou a circular no dia seguinte, terça-feira (13), e alguns amigos alertaram a modelo. O vídeo já tem mais de 1,4 milhão de visualizações.

Modelo Luanna Isabelly abordada por youtuber americano na Sapucaí — Foto: Reprodução/YouTube/IShowSpeed

Luanna registrou o boletim de ocorrência na quarta-feira (15) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro. A Decradi afirma que "diligências estão em andamento para apurar os fatos".

Na ocorrência, Luanna manifestou o desejo de representar criminalmente contra o youtuber.

Trecho de boletim de ocorrência aberto por Luanna Isabelly contra youtuber — Foto: Reprodução

Especialista em direito LGBTQIA+ e advogado de Luanna, Diego Candido, afirma que uma eventual punição ao youtuber servirá de exemplo para que estrangeiros entendam que .

"O caso é grave, pois envolve duas pessoas públicas, sendo a vítima a representante máxima da comunidade trans a nível mundial e por isso devem ser tomadas medidas drásticas visando à responsabilização do agressor nas esferas criminal e cível", fala.

A reportagem do g1 entrou em contato com o youtuber por e-mail na sexta-feira (16), mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Luanna Isabelly registra ocorrência ao lado do advogado Diego Cândido — Foto: Arquivo pessoal

Nas redes sociais, a organização do Miss Universo Trans publicou uma nota de repúdio ao ato do youtuber.

"Este ato de discriminação foi não apenas desrespeitoso, mas também desumano, minando a dignidade e a autoestima de Luanna diante de uma audiência global, na qual, está a frente como Miss Universe Trans, lutando contra o preconceito e a discriminação", diz a organização do concurso.

Quem é IShowSpeed

Darren Jason Watkins Jr. é um youtuber e rapper americano. Speed, como também é chamado, é conhecido pelo seu canal de transmissões ao vivo de jogos como Valorant, NBA 2K, Fortnite, FIFA 23 e Roblox.

Darren Jason Watkins Jr., youtuber conhecido como IShowSpeed — Foto: Reprodução/YouTube/IShowSpeed

Quem é Luana Isabelly

A modelo gaúcha Luanna Isabelly, de 28 anos, foi eleita Miss Universo Trans em 2023, concurso realizado em Nova Déli, na Índia. A conquista foi inédita para o Brasil. A representante brasileira superou adversárias de outros 15 países.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Sobe para nove o número de casos de sarampo em Portugal desde 11 de janeiro

O novo caso, importado, refere-se a um jovem de 16 anos não residente em Portugal e não vacinado contra o sarampo, tendo sido confirmado laboratorialmente no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), em Lisboa.

Na quinta-feira, a DGS anunciou a confirmação de um novo caso de sarampo na região do Norte, o de uma mulher, com história de viagem ao estrangeiro no período de incubação da doença, sem ligação conhecida com os casos confirmados este ano.

Segundo a DGS, desde 11 de janeiro foram confirmados nove casos de sarampo: seis na região Norte e três na região de Lisboa e Vale do Tejo.

O primeiro dos casos confirmados foi o de um bebé de 20 meses não residente em Portugal e não vacinado.

No comunicado, a DGS "reforça a importância da vacinação" contra o sarampo "de acordo com o Programa Nacional de Vacinação", que recomenda duas doses para crianças e adultos nascidos após 1970, assinalando que, em colaboração com o INSA e os profissionais de saúde, está a acompanhar "a evolução da situação de acordo com o previsto no Programa Nacional da Eliminação do Sarampo, com enfoque na confirmação de casos suspeitos e rastreio de contactos".

A DGS aconselha a ligar o número de telefone 808 24 24 24 (SNS 24) em caso de sinais ou sintomas sugestivos de sarampo, como febre e mal-estar, seguido de corrimento nasal, conjuntivite e tosse, e manchas no corpo.

Quatro pessoas morreram arrastadas pelo mar na costa norte da Madeira em 2023
Golden Joker Mapa do site

1234