Golden Joker

Estado de SP registra aumento de casos de chikungunya de 239, em 2023, para 420 neste ano

  
LIVE      

Golden Joker

Estado de SP registra aumento de casos de chikungunya de 239, em 2023, para 420 neste ano

A fêmea adulta do Aedes aegypti após uma refeição de sangue. — Foto: Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC)

Um mesmo mosquito, muitas doenças: o Aedes aegypti transmite a dengue, a chikungunya, a zika e a febre amarela. E, neste ano, no estado de São Paulo, além da dengue, têm crescido os registros de chikungunya, na comparação com 2023.

Segundo dados do Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde sobre as primeiras semanas do ano, os casos confirmados passaram de 239, em 2023, para 420 neste ano, um incremento de 76%. Especialistas dizem, porém, que não existe motivo para alerta em relação à chikungunya, mesmo com o aumento de casos.

Pacheco diz que fala de Lula foi 'equivocada', 'inapropriada' e 'precisa de retratação'

Pacheco: "fala dessa natureza deve render uma retratação"

O presidente do Senado, (PSD-MG), disse nesta terça-feira (20), em sessão deliberativa, que a fala do presidente (PT) ao comparar a guerra entre Israel e Hamas com o Holocausto foi "equivocada", "inapropriada" e "precisa de retratação" (leia mais abaixo).

"Estamos certos de que uma fala inapropriada e equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio da Silva, que é um líder global conhecido por estabelecer ou buscar estabelecer diálogos e pontes entre as nações", afirmou Pacheco, que, em seguida, defendeu um pedido de desculpas.

"Uma fala dessa natureza deve render uma retratação, é fundamental que haja uma retratação", completou.

Segundo Pacheco, mesmo que a reação de Israel seja considerada desproporcional em meio à guerra, o paralelo feito pelo presidente da República não se justifica.

"Ainda que a reação feita pelo governo de Israel venha a ser considerada desproporcional, excessiva, violenta, indiscriminada, não há como estabelecer um comparativo com a perseguição sofrida pelo povo judeu no nazismo", afirmou.

O senador (PSD-AM) criticou a posição de Israel e a morte de crianças durante a guerra. Também mencionou que Pacheco estava fazendo uma "reprimenda ao presidente" Lula. Em outro momento, questionou o presidente do Senado sobre sua opinião: "Me tipifique, então, o que é matar 30 mil inocentes?"

Para responder ao senador, Pacheco seguiu outra linha: "Não há de minha parte nenhum tom de polemização, tampouco de reprimenda ao presidente da República. É apenas uma conclamação, em busca de pacificação e de reconhecimento que a parte em que há qualquer comparação com o Holocausto é algo indevido e impróprio e que mereceria um pedido de desculpas".

Conversa com Lula

Já o senador e líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse que conversou com o presidente e afirmou que ele não deveria ter comparado a guerra na Faixa de Gaza com o Holocausto.

"Sou amigo do presidente Lula há 45 anos e tive a naturalidade ontem [segunda-feira] de visitá-lo e dizer: 'Não tiro uma palavra do que Vossa Excelência disse, a não ser o final, que, na minha opinião, não se traz à baila o episódio do holocausto para nenhuma comparação, porque fere sentimentos, inclusive meus, de familiares perdidos naquele episódio'", relatou o senador.

Embaixador nega impacto de falas de Lula sobre Israel nos acordos do G20 e diz que 'defesa da paz' pelo Brasil vale 'para todos os conflitos.

Declaração de Lula

No fim da semana, Lula classificou como "genocídio" e "chacina" a resposta de Israel na Faixa de Gaza aos ataques terroristas promovidos pelo Hamas no início de outubro. chefiados por Adolf Hitler no século passado.

"O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus", disse Lula, durante entrevista em Adis Abeba, na Etiópia.

. O termo é um instrumento jurídico utilizado nas relações internacionais para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo. Desde então, a fala vem tendo repecurssão interna e externamente.

Como resolver o 'enigma de Einstein' que supostamente só 2% das pessoas conseguem solucionar
Golden Joker Mapa do site

1234