Golden Joker

Vitória de Trump no estado de Haley consolida caminho até candidatura

  
LIVE      

Golden Joker

Vitória de Trump no estado de Haley consolida caminho até candidatura

EUA: Entenda importância da Carolina do Sul nas eleições americanas

venceu neste sábado (24) as primárias republicanas da Carolina do Sul, .

A vitória por cerca de 20 pontos percentuais de diferença consolida a vantagem do ex-presidente americano na disputa para ser o candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos. As eleições do país serão em novembro.

Pouco depois de o resultado ser conhecido, .

"Sou uma mulher de palavra. Não vou desistir desta luta quando a maioria dos americanos desaprova Donald Trump e ", disse ela.

Trump (ao fundo) sorri durante festa de comemoração do resultado das primárias da Carolina do Sul neste sábado (24). — Foto: Andrew Harnik/AP

Do lado democrata, o presidente Joe Biden também tem de disputar as primárias, mas sua indicação é dada como certa.

Guia da eleição nos EUA: Funciona Assim:

Trump venceu todas as primárias até aqui (Iowa, New Hampshire, Nevada e Ilhas Virgens Britânicas), conquistando 63 delegados.

Esse número se soma agora aos 44 novos delegados garantidos com a vitória na Carolina do Sul – segundo dados preliminares. O ex-presidente dos EUA chega, portanto, ao total de 107, enquanto sua rival tem 17, de acordo com o jornal "The New York Times".

"Foi mais cedo do que prevíamos, e maior do que prevíamos", disse Trump após os resultados deste sábado. "Nunca vi o partido Republicano tão unido como agora."

A Carolina do Sul era a melhor chance de Nikki Haley desde o início das primárias – ela governou o estado por duas vezes. Ainda assim, as pesquisas já apontavam que ela seria derrotada por Trump.

A próxima primária acontece na terça-feira (27), em Michigan. Depois, está prevista a chamada Super Terça, em 5 de março, quando 15 estados vão votar.

Quem é Nikki Haley, republicana que desafia candidatura de Trump

Quem é Nikki Haley, republicana que desafia candidatura de Trump à presidência dos EUA

Quem é Donald Trump, candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos

Quem é Donald Trump, candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos

Trump diz que EUA perderiam eventual Terceira Guerra Mundial com Biden no poder

Num discurso na Conferência da Ação Política dos Conservadores (CPAC, na sigla em inglês), o maior encontro anual da direita americana que hoje termina em Maryland e que a agência Lusa acompanhou, Donald Trump traçou um cenário praticamente apocalíptico caso não regresse à Casa Branca em janeiro do próximo ano, após as eleições presidenciais agendadas para novembro deste ano.

“Ele (Biden) em breve nos fará perder a Terceira Guerra Mundial. Nem estaremos na Terceira Guerra Mundial, estaremos a perder a Terceira Guerra Mundial. (…) Esses são os riscos desta eleição”, afirmou o magnata perante uma plateia eufórica por vê-lo.

“A única coisa que está entre vocês e a aniquilação sou eu. É a verdade”, acrescentou.

Assumindo que a eleição presidencial de novembro será uma disputa entre si e Joe Biden – mesmo com as primárias Republicanas ainda na fase inicial -, Trump aproveitou a plateia eufórica para lançar duras críticas ao atual chefe de Estado, recebendo sempre fortes aplausos.

De acordo com o magnata, se Biden continuar na Casa Branca (presidência), os EUA serão atacados por “gangues impiedosos”, que “invadirão os nossos subúrbios”.

“Um voto em Biden é um voto direto para o inferno”, declarou, ouvindo de volta da plateia: “Nós queremos o Trump”, “Nós queremos o Trump”.

O candidato Republicano voltou ainda a afirmar que os conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza “nunca teriam acontecido” se ele ainda estivesse na liderança dos Estados Unidos.

EUA dão passo crucial para desbloquear ajuda de 88 mil milhões de euros para Ucrânia, Israel e Taiwan
Golden Joker Mapa do site

1234